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Escrita Criativa – Criatividade, Técnica e Expressão

Matriculas Encerradas

Com o surgimento de novas mídias e novas formas de entretenimento, o escritor, o narrador, o contador de histórias, tem ocupado o centro de uma potente e diversa indústria cultural, mas também qualificado a comunicação institucional, política e de mercado. Comunicar ideias complexas exige criatividade, técnica e expressão. E é preciso aprendê-las, tanto para o mundo das artes para o da comunicação em geral

Neste curso, o professor Jéferson Assumção, volta seu foco à criação e seus fundamentos estéticos e técnicos, às relações entre literatura e outras mídias e à produção de roteiros de cinema, teatro, games, quadrinhos e cinema, sem esquecer a publicidade, o marketing político e outras áreas.

06 encontros / 18 horas-aula

Período: 22/11 a 08/12 de 2016 (terças e quintas, de 19h às 22h)
Mais informações: 3321-6665 // 99961-2534 (whatsapp)

Valor: R$ 420,00

Matrículas

O processo de inscrição e pagamento é totalmente realizado no nosso site. Defina a quantidade de matrículas que deseja realizar e clique no botão “compre”. Caso você prefira, poderá matricular-se diretamente no Espaço Cult, na 215 sul.

Você pode pode parcelar no cartão de crédito em até 03 vezes sem juros ou em até 12 vezes fixas, com juros cobrados diretamente pelo PagSeguro, ou pagar à vista com transferência bancária (Banco do Brasil, Bradesco, HSBC ou Itaú) ou boleto bancário.

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Descrição do produto

Com o surgimento de novas mídias e novas formas de entretenimento, o escritor, o narrador, o contador de histórias, tem ocupado o centro de uma potente e diversa indústria cultural, mas também qualificado a comunicação institucional, política e de mercado. Comunicar ideias complexas exige criatividade, técnica e expressão. E é preciso aprendê-las, tanto para o mundo das artes como para o da comunicação em geral

Neste curso, o professor Jéferson Assumção, volta seu foco à criação e seus fundamentos estéticos e técnicos, às relações entre literatura e outras mídias e à produção de roteiros de cinema, teatro, games, quadrinhos, sem esquecer a publicidade, o marketing político e outras áreas.

O que é Escrita Criativa?

Ela pode ser vista como a literatura em sua dimensão técnica e criativa com rebatimentos, relações e aplicações em diversas outras artes e ofícios artístico-culturais, na comunicação e no marketing. Tem sua base em teorias críticas da literatura e em documentos de diversos escritores sobre o processo de criação. Seu foco volta-se à criação e seus fundamentos estéticos e técnicos, às relações entre literaturas e outras mídias e a produção de roteiros de cinema, teatro, games, quadrinhos, cinema etc, mas também abarca a publicidade, o marketing político e outras áreas.

O campo da Escrita Criativa é crescente, principalmente à medida que as tecnologias evoluem e mesclam as plataformas e suportes das diferentes artes. Preparar profissionais capazes de dominar narrativas em diferentes contextos de aplicação é de enorme importância, uma vez que as indústrias culturais vem se desenvolvendo de maneira menos concentrada e concentradora e multiplicando suas oportunidades, principalmente para aqueles que sabem escrever, imaginar e colocar suas ideias tanto no papel quanto nas telas do cinema, da televisão, do computador, do tablet, do celular.

A qualidade do cinema, dos quadrinhos, da música e do game depende da qualidade de sua narrativa. O “escritor criativo” é fundamental para um bom quadrinho, um bom jogo, uma boa música, um bom teatro etc, mas também para boas campanhas de comunicação e marketing. O mergulho ou a densidade dessas áreas dependem de qualidades literárias. O entretenimento de atenção, com maior densidade e qualidade, pode significar uma potencialização dessas linguagens e uma maior qualidade em termos culturais, estéticos, criativos e comerciais. Um grande diferencial para se inserir nesta nova economia é escrever bem e criar narrativas novas e arejadoras. É preciso preparar profissionais para essa que é uma das áreas – a da economia da cultura – que melhor remuneram em nosso país e no mundo.

Escrita e economia criativa

Hoje em dia não apenas é possível atravessar as fronteiras materiais que haviam sido erguidas na era industrial, como também se pode aproveitar o arejamento vindo das periferias e da profundidade da diversidade cultural. O Brasil é um país muito rico do ponto de vista de sua diversidade natural e cultural, cujas histórias ainda estão, em sua enorme maioria, por serem escritas. Se a base da indústria cultural tradicional foi até o século XIX e boa parte do XX a economia do livro, hoje a base é uma economia da escrita criativa aplicada a outros suportes, a começar pelo cinema. Nessa indústria, o escritor segue central mesmo que a ideia de escritor como aquele que “produz livros” se fragmente para além das fronteiras das páginas impressas e hoje se aplique a essas demais áreas. A literatura não está apenas nos livros e precisa ser vista como parte fundamental de uma economia da cultura na era pós-industrial, com seus imensos desafios e oportunidades.

Objetivos do curso

O objetivo é instrumentalizar o aluno para um mercado de cultura e comunicação cada vez mais complexo devido às mudanças tecnológicas e culturais, em que vivemos. Assim, além de elementos técnicos, criativos e expressivos, perpassa o curso uma abordagem das transformações do campo cultural e do mercado criativo em nosso País com o advento da internet, da digitalização e da cultura colaborativa.

É perceptível que a economia da cultura digital vem transformando o mundo ao redor do músico e do cineasta, ao desmaterializar os suportes de suas artes. Mas é necessário nos dias de hoje refletir também sobre o que essas mudanças tecnológicas têm significado para o escritor, o jornalista e o publicitário. E preparar profissionais para esta nova realidade.

A literatura, por exemplo, vive hoje, assim como todas as artes não-presenciais, sob os efeitos da desmaterialização de seu suporte, o impresso. Esta desmaterialização não significa o fim da indústria do livro (o Brasil tem um dos maiores mercados de livro do mundo, onde se produz anualmente cerca de 460 milhões de livros e são lançados cerca de 20 mil títulos a cada ano, movimentando cerca de 5,3 bilhões de reais em faturamento), mas aponta para o contrário: a literatura, com o desenvolvimento tecnológico, já não depende exclusivamente da indústria do livro para circular. Há inúmeros blogs, sites, plataformas, nuvens, redes sociais, possibilitando que a narrativa e a criação literária circulem de maneira independente do produto livro. É preciso compreender os elementos desse mercado digital e preparar trabalhadores criativos para este mercado que cresce dia a dia.

Com a dissolução de fronteiras entre as artes e o campo da comunicação e cultura, via aumento da convergência tecnológica, há cada vez mais a percepção da narrativa e da literatura em geral presentes no cinema, nas artes sequenciais (quadrinhos e animações), nos jogos e outros (como as aplicações de storytelling e técnicas da ficção ao marketing político e comercial)[1]. Essas são também áreas e artes sequenciais, que dependem em muito da técnica e da capacidade de se contar uma história, montar sequências e cenas, de criar e aprofundar personagens, inventar e descrever cenários, dar dinâmica à narração, gerando interesse no público das artes, da cultura, da comunicação e também do marketing (comercial e político).

O que abordaremos?

Abordaremos além das técnicas de criação para diferentes suportes tecnológicos, a Criação narrativa nos diferentes gêneros; Identificação dos movimentos culturais emergentes na sociedade contemporânea, com a tecnologia digital; Profissionalização de recursos humanos da indústria cultural contemporânea, entre outros aspectos.

CRONOGRAMA

AULA 01) A questão da linguagem, sua aplicação nas artes em geral, na comunicação e marketing; como funciona a ficção, a arte da ficção, a técnica do romance, abc da literatura.

AULA 02) Narração: mostrar, contar. Espaço da narrativa, tempo da narrativa, conexão. Inícios e finais, sua aplicação nas artes em geral, na comunicação e marketing;

AULA 03) A construção do personagem, suas emoções, seus valores, características, conflitos internos. Sua aplicação nas artes em geral, na comunicação e marketing;

AULA 04) Conflitos (pessoais, culturais, econômicos, sociais, psicológicos etc), sua aplicação nas artes em geral, na comunicação e marketing;

AULA 05) Sumários e diálogos, sua aplicação nas artes em geral, na comunicação e marketing;

AULA 06) Incidente incitante, ato, cena, composição, crise, clímax, resolução. Sua aplicação nas artes em geral, na comunicação e marketing.

 PROFESSOR

Jéferson assumção é pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB). É doutor em Humanidades e Ciências Sociais – Filosofia, pela Universidade de León (Espanha). Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário La Salle (Canoas-RS). Escritor, com mais de 20 livros publicados. Foi secretário adjunto de Cultura do Rio Grande do Sul de 2011 a 2014, secretário municipal de Cultura de Canoas 2009-2010, Coordenador-geral e Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (2005-2009 e 2015), um dos articuladores do Plano Nacional de Livro, Leitura e Literatura (PNLL).

 


Informações importantes:

Realize sua matrícula com o máximo de antecedência para garantir sua vaga, pois muitos cursos atingem rapidamente o número limite de alunos.

O fechamento das turmas está sujeito à confirmação de acordo com o número mínimo de inscritos. Em caso de cancelamento da turma você será notificado com antecedência e terá o pagamento devolvido integralmente.

Caso você se matricule e não possa mais comparecer ao curso, pode indicar um substituto direto até um dia antes do início das aulas, sem nenhum custo. Caso deseje cancelar a inscrição e não indicar alguém para sua vaga será cobrada taxa administrativa de 25% (vinte e cinco por cento) sobre o valor pago. Em caso de desistência durante o curso, o percentual se aplica ao número de aulas restantes. Faltas e ausências durante as aulas não terão reposições, créditos e/ou devoluções.

Os alunos matriculados que freqüentarem 75% ou mais do total de aulas, receberão um certificado de participação ao final do curso.

Após o recebimento da confirmação da inscrição no email cadastrado, basta comparecer no primeiro dia de aula munido de algum documento oficial de identificação.